quarta-feira, 24 de junho de 2015

Aeroporto de Vitória

Secretaria de Aviação confirma volta da obra do aeroporto de Vitória

Ordem de serviço vai ser assinada nesta quinta-feira (25).
Para 2015, o governo federal liberou R$ 50 milhões.


Do G1 ES

Após 12 anos de espera, a ordem de serviço para início de obras no aeroporto Eurico de Aguiar Salles em Vitória, capital do Espírito Santo, será assinada na manhã da próxima quinta-feira (25). A data foi confirmada, nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Aviação Civil. Para 2015, o governo federal liberou R$ 50 milhões para as obras.

Em dezembro de 2014, uma empresa do Paraná venceu licitação para realizar as obras de modernização no aeroporto de Vitória. Em março de 2015, o governo disse que Infraero não tinha verba para obras, e ordem de serviço não foi assinada.
No início de maio, o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse que iria pressionar o início das obras do Aeroporto de Vitória fossem iniciadas.
Com o investimento de mais de 500 milhões,  a empresa Jota Ele Construções Civis S.A.,ganhadora da licitação da Infraero, disse que não será realizada reforma no aeroporto, mas novas construções.

Segundo a empresa, será construído um novo pátio para aeronaves, um novo terminal de passageiros, uma nova pista, com mais de 2 mil metros, e um novo prédio. Outra novidade é que a sala de embarque terá acesso direto até a porta das aeronaves.
Construtora
A construtora Jota Ele Construções Civis S/A tem na área de engenharia apenas um de seus braços corporativos secundários. Sediada em Curitiba (PR), a empresa tem como atividade econômica principal a construção de edifícios.
Sua mais recente empreitada é a duplicação do aeroporto de Curitiba, além da revitalização do Hotel Copacabana Palace (RJ). Com registro jurídico de 1977 e prêmios, a firma faz “incorporação de empreendimentos imobiliários e comércio de máquinas, equipamentos de terraplanagem, mineração e construção”.
Figuram no portfólio da empresa de sociedade anônima fechada as universidades federais do Paraná e de São Paulo, apartamentos, fóruns, prefeituras, hospitais, hotéis, igrejas, escolas, shopping, condomínios, residenciais luxuosos e o mais seguro presídio federal do país - Catanduvas (PR).
Diretor-presidente da construtora João Luiz Felix garantiu, em entrevista ao jornal A Gazeta, que não terá problema nenhum em cumprir o prazo de dois anos e meio do edital da Infraero para concluir a obra do Aeroporto de Vitória. Ele salientou que, pela experiência da empresa na duplicação do aeroporto de Curitiba, o terminal de Vitória é uma obra fácil de fazer.
Segundo a imprensa local a empresa construtora está com 100 (cem) vagas abertas para diversas categorias na área de construção civil, até a conclusão dos serviços serão abertas no total 500 postos de trabalho. Os interessados devem encaminhar currículos para rh@consorciojde.com.br ou entregar no canteiro da construtora na Av. Norte Sul, bairro de Jardim Camburi, próximo ao Shopping Norte-Sul, em Vitória.
Promessa
As idas e vindas dessa obra já somam duas décadas. A primeira licitação foi realizada no final de 2004 e as obras começaram em 2005, com a promessa do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estarem concluídas em 2007.
Do inicio da obra até o consórcio desmobilizar o canteiro houve muito transtorno, inclusive, constatação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) de sobrepreço. Por conta da irregularidade, houve a retenção de parte do pagamento ao consórcio. As empreiteiras, sob a alegação de insegurança jurídica, deixaram definitivamente a obra em 2008.
As várias tentativas da Infraero, do TCU e do governo estadual de retomar as obras com o mesmo consórcio não deram certo. A proposta apresentada pelo consórcio não foi aceita pelo TCU, que considerou o preço de R$ 900 milhões muito alto. A determinação do TCU foi para encerrar as negociações com o consórcio (Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Estacon) e fazer uma nova licitação.

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