quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Piscinas deixaram de ser as vilãs da conta de água

Em dias quentes não tem nada melhor do que desfrutar de um bom banho de piscina. As crianças então adoram esses momentos de lazer e descontração. Mas, em tempos de racionamento de água, o que fazer para o lazer não se transformar em um pesadelo?
Muitos locais da terra estão ficando rapidamente sem água fresca ou têm as suas reservas impuras ou poluídas com químicos e pesticidas, fazendo com que a água seja imprópria para consumo. Dessa forma, e para evitar o problema da escassez de água, deve evitar a perda de água da sua piscina.
A manutenção correta das piscinas contribui (e muito) para salvar o planeta, uma vez que permite poupar um dos bens mais essenciais para a vida do homem, a água. Por isso, saiba como evitar o desperdício de água da piscina e desenvolva uma consciência ambiental para o bem-estar e conforto de todos.
Para evitar o gasto excessivo ou o desperdício de água e, ainda assim, poder usufruir de uma boa piscina em casa ou no condomínio, existem alguns cuidados que podem ser tomados antes de descartá-la.
As piscinas plásticas se tornaram as vilãs no quesito desperdício de água. Especialistas destacam que a água de uma piscina de cinco mil litros seria o suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por quinze dias. Assim, as pessoas precisam usar esse tipo de piscinas de forma consciente. Algumas atitudes, como a de fazer a manutenção da água, evita o descarte constante desse líquido precioso.
Em geral os fabricantes sugerem que a filtragem seja feita em piscinas acima de 2.500 litros por até 3 horas, o que garantiria a utilização da mesma água por três meses. A primeira coisa a se fazer é medir o PH da água, o que pode ser feito com um kit, depois adicionar o cloro em dias alternados. 
  
Independente do tipo de piscina, precisamos tomar alguns cuidados para evitarmos prejuízos à natureza e ao nosso bolso.
Aqui algumas dicas de como evitar o desperdício de água em nossas cidades:
1. Cobrir a piscina. Uma piscina com cerca de 46 m2 descoberta pode evaporar até 189 litros de água por dia. São mais de 68.000 litros por ano. Para que isso não aconteça, deve-se adquirir uma cobertura específica. Ao reduzir a evaporação de água de uma piscina, evita-se o preenchimento com água para manter o nível da água, poupando-se mais água e reduzindo-se os custos no total da sua fatura mensal de abastecimento;
2. Desligar fontes e quedas d'água. A água em movimento evapora com mais facilidade. Portanto, para economizar água é importante desligar as quedas d'águas, especialmente se estiver muito quente;
3. Utilizar a água que é drenada da piscina. Ao retirarmos a água da piscina, podemos utilizá-la  para regar plantas e jardins, lavar calçadas, carros entre outros. A WGA Engenharia e Consultoria desenvolveu um sistema de reaproveitamento da água drenada na própria piscina, evitando desperdícios e gerando economia substancial na conta de água.
4. Procurar fugas. Verifique se na sua piscina existe qualquer tipo de fuga que possa levar ao desperdício de água. Pode se perder muita água antes de perceber que existe um problema e, como tal, deve-se manter uma vigilância constante na manutenção da sua piscina. Deve-se ter em consideração que não se deve utilizar a mangueira para limpar a piscina, pois assim estará desperdiçando ainda mais água.
O ideal para quem deseja contribuir com nosso planeta nesse quesito água de piscina, é procurar e contratar os serviços de uma boa empresa de consultoria, limpeza e manutenção de piscinas. 
Esperamos que, com essas dicas de medidas a serem tomadas, todos possam desfrutar d0s belos dias de sol que nossa região nos oferece, sem que se preocupem em estar destruindo o que nos foi oferecido pela mãe natureza.
Fonte: Central de Jornalismo do Cartaz da Cidade - Juazeiro/Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.