terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Metodologias Inovadoras na Construção Civil

Fontes: Portal FNDE / MVC Soluções em Plásticos

Metodologias Inovadoras (MI)

Por definição, metodologias construtivas inovadoras são as que, compostas de novos produtos e sistemas construtivos, não apresentam normas técnicas prescritivas específicas que as regulam. Normas prescritivas, entre elas NBR’s, estabelecem requisitos com base no uso consagrado de produtos ou procedimentos. Já, Normas de desempenho avaliam metodologias construtivas com base no desempenho dos sistemas e na utilização do edifício pelo usuário, independente da composição de seus produtos. Para reger a avaliação das metodologias inovadoras no Brasil já é utilizada a NBR 15.575 - Norma de Desempenho para edificações habitacionais de ate cinco pavimentos, que traduz as exigências dos usuários em termos de requisitos e critérios. Assim, as MI são mais abrangentes e englobam alguns termos comumente utilizados: painéis e elementos pré-moldados e pré-fabricados, monoblocos etc.
Com base na NBR 15.575, foram estabelecidos os requisitos e critérios para o desempenho do estabelecimento de ensino público. A utilização destes requisitos e critérios, conjuntamente com as normas prescritivas em vigor, visa o atendimento as exigências do usuário com soluções tecnicamente adequadas. São eles:
SEGURANÇA: 
  1. DESEMPENHO ESTRUTURAL
  2. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
  3. SEGURANÇA NO USO E NA OPERAÇÃO
HABITABILIDADE:
  1. ESTANQUEIDADE
  2. DESEMPENHO TÉRMICO
  3. DESEMPENHO ACÚSTICO
  4. DESEMPENHO LUMÍNICO
  5. SAÚDE, HIGIENE E QUALIDADE DO AR
  6. FUNCIONALIDADE E ACESSIBILIDADE
  7. CONFORTO TÁTIL E ANTROPODINÂMICO
SUSTENTABILIDADE:
  1. DURABILIDADE E MANUTENIBILIDADE
  2. ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

Metodologias construtivas
Tecnologia Painel Wall System*
Caracterização do Sistema
  • Fundação tipo Radier
  • Sistema estrutural (pilares e vigas) em perfis poliméricos pultrudados
Fechamentos em painéis Painel Wall System*
  • Estrutura da cobertura em aço galvanizado**
  • Telha CRFS
Sistema construtivo modular estruturado em perfis poliméricos pultrudados para pilares e vigas e engradamento metálico em aço galvanizado* para o sistema de cobertura que prevê telhas onduladas de Cimento Reforçado com Fio Sintético (CRFS). Para o fechamento (paredes e forros) são utilizados painéis constituídos por placas com núcleo de gesso acartonado e poliestireno expandido (EPS), que é isolante térmico e acústico, acabadas com compósito polimérico reforçado com fibras de vidro em ambas as faces.

grafico1 mi

A utilização de metodologias inovadoras visa o atendimento a três premissas básicas do processo de implantação e expansão do programa Proinfância: Custo da Construção, Tempo de execução e Qualidade da construção:
Custo da Construção – custo global da obra compatível ou menor que o preço de referência do FNDE para Estabelecimentos de Ensino Público.
Tempo de execução – finalização da obra em tempo reduzido, utilizando para tal um processo licitatório e de contratação mais eficiente e transparente e uma metodologia de projeto e construção mais rápida e limpa.
Qualidade da construção – garantia da qualidade do ambiente construído, através dos recursos oferecidos pela industrialização de construção, e da possibilidade de mensuração de requisitos de desempenho do edifício, previstos pela NBR 15575.

Vantagens

Agilidade na construção
A utilização de sistemas construtivos industrializados contribui para a redução dos prazos em relação aos cronogramas de obras de sistemas construtivos convencionais. Grande parte dos componentes é produzida em fábricas, de maneira ágil e precisa e o trabalho no canteiro de obras se concentra na montagem dos componentes e ligações com outros sistemas existentes ( hidráulico, elétrico e de fundações).
Qualidade da construção
A industrialização permite maior precisão e controle de qualidade dos componentes produzidos. Além disso, a detalhada especificação e alto nível de exigência dos cadernos de requisitos e critérios de desempenho, peças fundamentais do edital de contratação, permitem a avaliação do atendimento a estes critérios de qualidade.
Limpeza da obra e sustentabilidade
Os sistemas de construção ditos “secos”, não mais baseados em uma tradição construtiva artesanal do concreto armado e alvenaria, proporcionam um canteiro de obras mais limpo, com menor geração de resíduos de construção e redução considerável do desperdício.
NOTAS DA WGA:
* Sistema construtivo da empresa MVC Soluções em Plásticos utilizado em obras do FNDE (Proinfância)
** Perfis pultrudados podem substituir os perfis de steel frame com vantagens.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.